segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PIB da Construção Civil cresce 0,5%

Indicadores da atividade indicam que setor mantém crescimento.

Embora o IBGE tenha anunciado que o PIB da construção civil cresceu apenas 0,5% no segundo trimestre do ano, a expansão da atividade do setor é bem maior.
Um retrato mais fiel esta no consumo de cimento, que cresce 7,3% no semestre. É mais fiel porque o cimento  não se estoca (é perecível) e normalmente a totalidade do que se consome vem da produção nacional.

Outro dado impactante foi a queda de 31% no numero de apartamentos novos vendidos no município de São Paulo. Mas muitos não repararam que o percentual foi estabelecido em comparação com o primeiro semestre de 2010, quando muitas famílias que em 2009 haviam postergado a decisão de compra de imóvel por conta da crise financeira internacional se decidiram favoravelmente pela aquisição.
O dado positivo foi o do incremento de 3% nos lançamentos imobiliários no primeiro semestre de 2011, no município de São Paulo.

O principal indicador da atividade da construção brasileira é o nível de emprego. no primeiro semestre, ele aumentou em 10%. Outro dado significativo: no mesmo período, registrou-se um aumento de 55% no financiamento habitacional com recursos da Poupança.
Com praticamente a totalidade das obras para 2011 ja contratadas, a construção deverá crescer ao redor de 5% neste ano. Será um dos setores que garantira o crescimento do PIB brasileiro, mesmo com as ultimas projeções de que ele será menor que o previsto no inicio do ano.

Para 2012, boa parte da produção imobiliária também esta contratada. O programa Habitacional Minha Casa Minha Vida devera completar as obras da 1a. Fase e iniciar a 2a. fase. Uma eventual redução das obras de infraestrutura por conta da redução dos investimentos federais deve ser constrabalançada por mais obras estaduais e municipais. Só faltam 13 meses para as próximas eleições.

fonte: revista construção mercado-out/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu Comentario.